Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti

O Grupo Luceros de dança flamenca traz como inspiração e desafio coreografar a música de melodias fortes e marcantes do músico, compositor e acordeonista Toninho Ferragutti. O espetáculo “Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti”, que tem a trilha executada ao vivo, aborda sentimentos como perda, solidão, amor, paixão e alegria, com coreografias e figurinos que permitem a aproximação da linguagem da dança flamenca com a tradição cultural brasileira.

Em 2006, o Luceros montou uma coreografia baseada na música “Na sombra da Asa Branca”, de Toninho Ferragutti, e nem imaginava que esta seria a semente de algo bem maior a ser criado. Assim, espontaneamente, nasce o projeto “Grupo Luceros Dança Toninho Ferragutti”, que concretiza pela primeira vez a vontade do grupo de fazer um espetáculo inteiro inspirado na música do acordeonista.

As regras coreográficas do baile tradicional flamenco não têm valia e não encontra amparo na estrutura da música brasileira de Ferragutti, o que obrigou o Grupo Luceros a construir uma nova estruturação coreográfica, incorporando outras técnicas e linguagens de dança. O compromisso do Grupo Luceros e de Toninho Ferragutti, com este espetáculo, é o de apresentar ao público uma forma própria e autêntica de integrar dança e música.

Publicar comentário