O flamenco e a cidade

Idealizado por Renata Nuñes, o projeto Calendário Flamenco reúne uma série de belas fotografias que mostram o encontro da estética tradicional da dança e da cultura flamenca com o cenário da cidade de São Paulo.

A primeira edição do calendário foi realizada em 2012, as fotografias mostram alunas de flamenco interagindo com o espaço urbano da capital paulista. A edição piloto foi realizada em versão reduzida e é possível conferir todas as fotos produzidas (até as que não entraram no calendário) na página do projeto no Facebook.

Para 2014, Renata já está planejando um novo calendário, com tiragem maior e fotografias coloridas. Para concretizar a nova edição, ela iniciou um projeto no Catarse, que vai presentear com um exemplar aqueles que contribuírem com valores a partir de R$ 3o e para contribuições acima desse valor, há recompensas como aulas de flamenco e até um espetáculo particular.

Movida pela paixão que sempre tive pela dança, Renata viveu na Espanha durante 10 anos estudando flamenco. Lá se formou bailarina e aprendeu que a dança flamenca possui uma vocação intinerante e é muito presente nas ruas e espaços públicos.

Há mais ou menos dois anos, quando voltei para o Brasil, fui lembrada do quanto São Paulo é uma cidade incrível e comecei a pensar em como seria trazer o flamenco e toda sua vocação para as ruas, no contexto de uma cidade brasileira.

Guiada por esses interesses e por um carinho especial pela fotografia, ela realizou Calendário Flamenco 2013 com o apoio financeiro das suas alunas e a ajuda de diversos parceiros. O sucesso da primeira edição foi o que motivou essa segunda edição prevista para 2014.

Gostou da ideia? Então contribua e garanta o seu calendário: catarse.me/pt/calendarioflamenco

Publicar comentário