Documentário Flamenco de Raíz será exibido em Brasília

O Instituto Cervantes de Brasília promove a partir desta sexta-feira (12) a mostra de cinema “Territórios do documentário espanhol”, que traz quatro produções espanholas e inéditas na capital. Os filmes serão exibidos gratuitamente no Salão de Artes.

Entre os filmes da mostra está o documentário “Flamenco de Raíz”, a ser exibido no dia 26 de julho às 19h, dedicado à música e à dança flamenca e à importância do gênero dentro da cultura espanhola. O longa traz uma investigação sobre as raízes antropológicas da arte flamenca. Uma visão sobre o sentir e ser flamenco em todas as suas manifestações, tanto pessoais, como  profissionais.

O documentário é narrado a partir de três eixos:  El Alvarez, mestre cantaor no estilo fandangos e varredor de ruas na cidade de Málaga. Amigo de Camarón de la Isla, Alvarez encarna a figura do “artista de artistas” personagens que desenvolvem sua arte à margem da indústria cultural e nos quais se inspiram os “grandes” artistas flamencos; o tradicional Centro de Arte Flamenco y Danza Española Amor de Diós, com toda sua influência e história pela qual passaram figuras importantes para o flamenco; e por último relatos de Talegón de Córdoba, El Alvarez e Carmela Greco sobre os duros anos para o flamenco, na época do pós-guerra.

Uma aproximação do flamenco a partir da visão daqueles que vivem do cante, dos bailaores, e dos músicos. Além dos nomes já citados, foram entrevistados artistas como Marco Flores, María Juncal, Riqueni, Carmen La Talegona, Concha Jareño  e Javier Heredia.

Publicar comentário