Muito além da coreografia: intensivo de coreologia em julho

Cylla AlonsoA coreologia voltada para o flamenco está de volta ao Brasil. O curso, criado e desenvolvido pela bailaora, pesquisadora e professora de dança flamenca, atualmente radicada na Espanha, Cylla Alonso, acontecerá de 15 a 20 de julho, na escola Dance Arte Úrsula Correa, em São Paulo.

Quem participou do curso em 2012 saiu, com certeza, com os seus “horizontes flamencos” ampliados. Isso porque as aulas vão muito além do ensino de passos e sequências coreográficas. “O aluno não aprenderá uma escobilla”, explica Cylla, “mas aprenderá como se compõe a percussão dos pés, como se estrutura uma escobilla (sequência de sapateado) em cada palo (ritmo), as possibilidades de estrutura, como compor as linhas e intensidade do braços, o uso do espaço, etc. Com estas informações, cada um poderá entender qualquer escobilla e montar suas próprias sequências”.

Praticamente de formação autodidata, Cylla Alonso começou a se interessar pela coreologia a partir de suas próprias inquietudes. “Eu queria produzir certos movimentos e sons, queria que o meu corpo atendesse às minhas necessidades, queria saber como montar uma sequência e improvisar, como fazer as palmas para baile, queria saber o que meu corpo tinha que comunicar para os músicos e como funcionava o diálogo com eles. Enfim, eu queria um monte de coisas que ninguém podia me explicar a partir de um critério. Assim, o estudo que serviu de base para o que hoje é a coreología flamenca começou no Brasil nos anos 90 e depois se desenvolveu como método a partir das inquietudes e necessidades dos meus alunos”, explica.

Cada aula terá uma hora e meia de duração, e contará com o acompanhamento de guitarra (violão) flamenca ao vivo. O curso é voltado para Básico-Intermediário, das 19h às 20h30; e Intermediário-Avançado, das 20h30 às 22h. O investimento (com guitarra incluída) é de R$ 395,00, válido para inscrições até o dia 31/06. Após essa data, R$ 445,00.

Para saber mais sobre a Coreologia, leia entrevista realizada em 2012 com Cylla Alonso: http://flamencobrasil.com.br/2012/07/a-coreologia-flamenca/ ou acesse: http://cylla-alonso.webnode.es/

Informações e inscrições pelo telefone (11) 5084.2897 ou pelo e-mail: coreologiaflamenca@gmail.com

As vagas são limitadas.

Publicar comentário