Itinerância do FFLAC em São Carlos

Cena de The Spanish Room, documentário de Christopher Michael Roybal

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro, uma pequena, mas significativa mostra de filmes do Festival Flamenco de Curta-Metragens (FFLAC) será exibida em São Carlos: com três documentários e quatro curta-metragens, a itinerância em São Carlos conta com produções dos Estados Unidos, México, Brasil, Argentina, Chile, França, Israel, e Espanha. Após exibição teremos um espaço para debate junto ao público presente.

O FFLAC é o primeiro festival do mundo dedicado ao flamenco e conseguiu reunir, em apenas duas edições, realizadores de vários países, além de curtas-metragens e documentários inéditos. Participaram da seleção do FFLAC produções de mais de 18 países, como Turquia, Israel, EUA, Itália, França, Argentina, Canadá, Cuba, México, Nova Zelândia, Brasil, entre outros.

No Brasil, em parceria com o CCBB , Centro Cultural Banco do Brasil, teve exibições em Brasilia, Rio de Janeiro e São Paulo entre julho e agosto deste ano, e agora, em novembro, terá exibições em São Carlos, na UFSCar, Universidade Federal de São Carlos. Pela primeira vez em um circuito universitário, o festival traz filmes inéditos, produções independentes vindas de diferentes lugares
do mundo.

A idealização, realização, direção e produção do festival são da brasileira Luciane Franco. Paulista radicada em Brasília, Luciane é licenciada em Artes Cênicas. Arte-educadora, atriz, bailarina, diretora de teatro, realizadora audiovisual e pesquisadora em linguagens artísticas multidiciplinares, há 11 anos foi contemplada pelo programa Virtuose do Ministério da Cultura do Brasil para uma especialização no exterior em Audiovisual, na Escuela Superior de Imagen y Sonido de Madrid, cidade
onde reside desde então.

Em São Carlos o festival vem a convite do Cine UFSCar que o produziu em parceria com Fabiana Victor, bailarina, pesquisadora, professora e produtora audiovisual que fez também a curadoria da itinerância na cidade.

O Cine UFSCar é um projeto de extensão universitária da Universidade Federal de São Carlos que oferece semanalmente sessões gratuitas de cinema acompanhadas de espaço para reflexões e debates com o publico, após cada exibição. Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, de caráter educativo, aberto tanto ao público universitário quanto ao público em geral da cidade de São Carlos.
Em seu projeto de cinema, o Cine UFSCar busca ampliar o debate sobre arte, cultura e educação, por meio da exibição de filmes, em sua maioria independentes, que trazem para o publico o olhar e a reflexão multicultural e aberta a novas possibilidades de ver e fazer cinema.

SERVIÇO:
Dias: 07, 08 e 09 de novembro de 2012
Local: Universidade Federal de de São Carlos, rodovia Washington Luis km 235; no Teatro Florestan
Fernandes e no auditório do CECH ( Centro de Educação e Ciêcias Humanas), AT2, área sul.
ENTRADA GRATUITA

Programação da mostra:

DIA 07/11, QUARTA FEIRA, AS 19HS, TEATRO FLORESTAN FERNADES:
“A Prova” (Gabriela Rodriguez, Mexico, 2009, fic. 4 min.)
“Spanish Room”( Christopher Roybal, EUA, doc. 108 min)

 

DIA 8/11, QUINTA FEIRA, AS 16HS, AUDITÓRIO DO CECH, AT2
“Depois do seu Baile”( Tatiana Lee, Brasil, exp. 4 min.)
“O Farol”( Monica Bramucci, Argentina/Chile, 2011, doc. 62 min.)

 

DIA 09/11, SEXTA FEIRA, AS 16HS, AUDITÓRIO DO CECH, AT2
“Flamenco entre Grades” ( Tristan Swith e Rom Amnon, Espanha/Israel, 2011, doc. 41 min.)
“Yunko” ( Amanda Beaugé-Rubinstein, França, 2009, doc. 14 min.)
“Invisible” ( Manu Marpel, Espanha, 2011, doc. 9 min.)

 

 

Publicar comentário