Flamenco internacional em prol de centro oncológico

Na quarta-feira, 28 de novembro, às 21hs, o auditório do Esporte Clube Pinheiros recebe toda a energia e beleza do flamenco no espetáculo internacional “Flamenco A3”, sob direção do guitarrista brasileiro radicado na Espanha Flavio Rodrigues. O músico flamenco toca acompanhado do cante de Pedro Obregón e conta com as presenças de Alejandro Molinero e Concha Jareño no baile. Toda a renda do espetáculo será revertida em prol do Centro Oncológico Casa do Caminho, uma associação sem fins lucrativos de assistência à família, criança e idoso.

“Há 20 anos faço eventos beneficentes para a Casa do Caminho, antes mesmo de me tornar profissional no flamenco”, conta Flávio. “Eu tinha apenas 13, 14 anos quando fiz o primeiro show para a instituição junto ao Gipsy Kings Cover. Acho que dá para ter uma idéia do que esse trabalho significa para mim, até porque, mesmo ‘ausente’ e longe do Brasil, continuei tocando todos os anos in off para a Casa do Caminho”, explica.

“Flamenco A3” é uma marca criada pelo músico, com um formato reduzido de artistas que varia constantemente – sempre há um bailaor ou cantaor convidados especialmente para participar do projeto. O espetáculo, que envolve os três elementos básicos da arte flamenca – o cante, o baile e a guitarra – já correu mundo, sendo aplaudido em países como Estados Unidos, Escócia, Espanha, além, é claro, Brasil.

Apresentado em dezembro do ano passado no teatro Tuca, em São Paulo, também em benefício da associação espírita, apesar do mesmo nome, esta versão de Flamenco A3 é completamente diferente. “Além de Alejandro, que é uma revelação para mim, todos os números deste espetáculo são novos, com exceção da já ‘tradicional’ guajira Bom Retiro, do meu disco ‘Anyway’, quando Concha Jareño dança com bata de cola”, descreve Flávio.

Para Pedro Obregón, um dos jovens e reconhecidos talentos do cante flamenco, é uma alegria retornar ao pais, onde já tem grandes amigos. “Estou muito feliz em voltar ao Brasil e colaborar com a Casa do Caminho. Poder ajudar quem precisa sempre é bom e extremamente gratificante para mim, além, claro, sempre é um prazer compartilhar o palco com pessoas e artistas como Flávio, Concha e, agora, Alejandro, que vem pela primeira vez”, diz.

O trio de artistas recebeu grande reconhecimento de público e imprensa no Fringe Festival, o maior Festival de Artes Cênicas do mundo em agosto deste ano, na Escócia, recebendo 4 estrelas da BBC. Em 2009, apresentaram-se no Brasil durante o Festival Internacional de Flamenco de S. José dos Campos, além de participar do evento “Guitarrisimo” promovido pelo Instituto Cervantes em diversas capitais brasileiras. Desta vez, no dia 30 de novembro, Flamenco A3 estará presente na abertura do Olinda Jazz Festival (30 nov a 2 dez), na cidade de Olinda.

Em tempo: entre os próximos passos de Flávio Rodrigues está o lançamento de um método de flamenco (dvd + livro) dirigido a todos os campos do flamenco – guitarra, cante e baile. O violonista planeja, ainda, entrar em estúdio e começar a gravar o seu segundo CD.

“Se Deus quiser!”, diz ele. Com certeza, Ele há de querer, assim como todos os flamencos brasileirinhos.

Conheça um pouco mais sobre a Casa do Caminho:
Fundada em 1995, é uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém trabalhos com idosos (Módulo das Avós). Em 2003, adquiriu um terreno de 5.820 metros quadrados destinado ao Módulo Saúde – Centro de Apoio à Oncologia, em Embu das Artes – SP. A proposta do Centro é o atendimento médico específico das pessoas com câncer em fase terminal com alto grau de vulnerabilidade. A principal diferença no tratamento será a humanização do processo de finitude e a valorização da vida, por meio de assistência em diversos aspectos que transcendem a doença, com visão integral do paciente e de contexto sóciofamiliar. Infraestrutura planejada, 48 leitos adaptados para receber pacientes juntamente com um acompanhante familiar. A fase estrutural e de alvenaria do prédio está concluída, com uma área de 2.588 metros quadrados.

____________________________________________________________

SERVIÇO

FlamencoA3
espetáculo de música e dança flamenca

Dia: 28 de novembro
Horário: 21h00
Local: Esporte Clube Pinheiros
Endereço: Rua Angelina Maffei Vira, 493 – Jd. Europa
Ingressos: R$ 80,00
Reserva de ingressos pelo telefone: (11) 9-9649-4978
Censura: livre

Nota: por se tratar de espetáculo beneficente, não haverá meia entrada para terceira idade e estudantes, apenas sócios do ECP.

Publicar comentário