Feira Flamenca terá show do bailaor espanhol Pedro Córdoba

Abril e maio são os meses escolhidos pelos flamencos brasileiros para realizar as feiras inspiradas na Feria de Sevilla que, na Espanha, dá as boas vindas à primavera européia. No Brasil, tais celebrações marcam o encontro entre professores, alunos, músicos e quem quiser ver mais de perto uma sevilhana ou se encantar com os babados e lunares dos vestidos e a sobriedade dos sombreros.

E, claro, para aprender mais sobre esta cultura. Esta é uma das grandes inspirações da Kabal – produtora da Feira Flamenca, em São Paulo, formada pelas professoras e bailaoras Deborah Nefussi, Carol da Mata, Ana Paula Campoy e Simone Gambirazio – para realizar a Feira Flamenca que, desde a primeira edição, acontece no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo.

Na 4a edição, que acontece nos dias 5 e 6 de maio, as produtoras sentem a responsabilidade de fazer um evento deste porte, e querem mais. “O mais difícil é não termos ainda patrocinadores para nosso evento acontecer com mais estrutura e novas possibilidades, mas estamos providenciando esta mudança”, revela Deborah Nefussi. Trazer mais flamencos fora de São Paulo, para uma maior troca de informações entre alunos e profissionais, além de cantaores que proporcionem o verdadeiro cante flamenco são parte de uma lista de prioridades da Kabal, pensando já nas próximas edições.

Soma-se a isso o que a Feira Flamenca representa para o flamenco desta metrópole, onde está “cada um no seu quadrado”. “É uma possibilidade de nós, profissionais, nos encontrarmos”, diz Deborah, “e, para os alunos, de conhecer novos estilos de baile, fazer aulas com professores que nunca ouviram falar, ter a oportunidade de conhecer um maestro e bailaor espanhol, muitos pela primeira vez”.

A média de participantes da Feira Flamenca está entre 250 e 400 participantes, vindos da própria cidade de São Paulo, do interior (Sorocaba, Campinas, Indaiatuba, Piracicaba, entre outras) e fora do Estado (Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Amazonas). Com o objetivo de facilitar a vinda de participantes de outros lugares, a Feira oferece a “hospedagem solidária”: você pode hospedar em sua casa pessoas de fora, e trocar a hospitalidade por aulas
durante o evento. “Nós ‘perdemos’ em dinheiro a inscrição deste paulistano, mas ganhamos um aluno de fora que, possivelmente, irá divulgar nosso evento em sua escola ou cidade”, explica a bailaora.

Neste ano, a programação prevê discutir a “ética no flamenco” em uma mesa redonda, com a participação das bailaoras Ale Kalaf, Iracy Prades, Lucienne Garcia e a atriz Daniela Nefussi. A mediação é de Carol da Mata.

Pedro Córdoba no Casa Patas.

O bailaor espanhol convidado Pedro Córdoba, que já visitou o Brasil ao fazer parte da Companhia de Eva Yerbabuena e, mais recentemente, de Rafaela Carrasco, estará ministrando aulas para os níveis básico, intermediário e avançado. Ele fará o encerramento do evento no dia 6 de maio em um show muito especial a ser realizado no próprio clube, com a participação de músicos e bailaores brasileiros. Os ingressos já estão à venda. Vale muito a pena conferir o trabalho deste jovem artista que vem cada vez mais se destacando no flamenco na Espanha e no mundo.

No tablao montado no evento, onde se apresentam tanto alunos como profissionais, acontecerão também os “pocket-shows”: “El baul gitano”, com a Cia Radiophonica de Theatro, no dia 5 de maio, e “Nuances”, com o guitarrista flamenco Fernando de la Rua, e os bailaores Yara Castro e Miguel Alonso, no dia 6 de maio.

Tudo isso paralelamente à exposição de artigos flamencos e afins, com a venda de saias, vestidos, sapatos, mantones, castanholas e acessórios para todos os gostos e bolsos, nos dois dias da feira, das 10h às 19h.

A entrada para a Feira Flamenca é um quilo de alimento não perecível, tanto para inscritos nas oficinas e workshops, como visitantes, a ser doado para a Casa José Coltro.

Serviço

Feira Flamenca – 4a edição
Dias 5 e 6 de maio, das 10h às 19h
Show de Encerramento com Pedro Córdoba, 6 de maio, 20h30
Local: Clube Paineiras do Morumby – Av. Dr. Alberto Penteado, 605
Morumbi – São Paulo

Para mais informações, acesse:
www.feiraflamenca.com.br
Escreva para: contato@feiraflamenca.com.br
ou ligue: (11) 7100.4835

Publicar comentário