Belén Maya ministra workshops no Brasil

Os flamencos brasileiros estão sendo “regalados ” com o primor e  ensinamentos de grandes artistas  em nosso país. Em breve, chegará ao nosso país,  Belén Maya.

Filha de duas grandes figuras do flamenco: Carmen Mora e Mario Maya, Belén Maya nasceu em Nova York em uma das viagens de seus pais, como pressagio da internacionalidade de sua arte.

Estudou na Escola de Ballet Nacional, dirigida por María de Ávila, além de Martha Graham, aprendendo também técnicas e estéticas de dança orientais. Como resultado desta formação, com seu dom, curiosidade e seu estilo de dança,  resultou  em inéditos e particulares movimentos de braços, olhares e excelentes movimentos de seu corpo.

No começo passou três anos na Companhia de Mario Maya, enquanto adquiriu experiência nos tablados sevilhanos.

Ingressou  como  primeira bailarina da recém formada Companhia Andaluza de Dança e foi  convidada por Carlos Saura para participar do filme Flamenco, representando as novas gerações e  a vanguarda do flamenco. Sua intervenção foi  um marco do baile flamenco feminino e abriu um novo caminho quanto a conceito, musicalidade, movimento e indumentária.

Também colaborou com as companhias e espetáculos dos mais importantes bailaores e coreógrafos como Javier Barón, Alejandro Granados, Manuel Reyes, Ricardo Franco, Andrés Marín, Goyo Montero e Ramón Oller.

Belén Maya formou  sua própria companhia em 1996, com a primeira montagem “La Diosa em Nosotras”, obra de reivindicação e esclarecedora do papel, nem sempre reconhecido, das mulheres no flamenco. A companhia é formada somente por bailaoras: Yolanda Heredia, Teresa Nieto, Rafaela Carrasco, Isabel Bayón.

Até hoje, com a sua  forma única  de unir sensibilidade e técnica, Belén alcança  materialização prestímana da música em sua linha, forma e movimento que representam verdadeiramente o “Feminino e a Contemporaneidade” no flamenco.

Quando:
19 à 26 de agosto em São José dos Campos
31 de agosto à 05 de setembro em São Paulo

Inscrições
www.festivalflamenco.com.br

Publicar comentário