Estreia Otras Flamencas no Brasil

As brasileiras Bianca dos Santos e Tatiana Guedes moravam em Sevilha e estavam conversando com as colegas depois da aula de baile flamenco quando perceberam que, como elas, outras tantas mulheres que estavam ali haviam deixado seus países para viver o flamenco na Espanha.

A conversa as motivou a se lançarem na produção de um documentário contando a história de algumas dessas mulheres. Com o patrocínio da Agencia Andaluza para el Desarrollo del Flamenco da Secretaria de Cultura de Andaluzia, elas conseguiram realizar o filme e contam toda a experiência no blog Otras Flamencas.

Segundo Bianca e Tatiana, “é importante pontuar que o fenômeno no qual pessoas de várias nacionalidades migram para Andaluzia para aprender a arte flamenca é bastante visível hoje e tem produzido novas redes de sociabilidade dentro do circuito flamenco. Os estrangeiros, de certa forma, dinamizam a cultura flamenca, transformando-a”.

Desde a estreia, que aconteceu em Sevilha em dezembro passado, o documentário já foi exibido no último Festival de Jerez, na Noche Blanca da cidade de Córdoba e será exibido no maior evento de flamenco, a Bienal de Flamenco de Sevilha, em outubro. No Brasil, as primeiras exibições acontecerão durante o IX Festival Flamenco Internacional de São José dos Campos no Auditório da Fundação Cassiano Ricardo nos dias 28 e 29 de agosto.

There are 2 comments

Publicar comentário