A saúde dos joelhos

Giros, saltos e sapateados podem lesionar os joelhos dependendo de como são praticados. Segundo a fisioterapeuta Ana Paula Moura Campos, da Universidade de São Paulo, ao fazer um salto comum o bailarino aplica sobre os joelhos uma força equivalente a dez vezes o seu peso: “se tem uma massa de 60kg, por exemplo, o joelho deve aguentar o equivalente a 600kg, mais do que meia tonelada”. Como fazer então para que os joelhos aguentem todo esse peso?

A fisioterapeuta explica que os problemas nos joelhos são mais comuns entre as mulheres por causa da estrutura óssea dos quadris, que tende a fazer com que as pernas tenham uma estrutura de X, o que aumenta a probabilidade de desgastes entre os ossos. Segundo sua pesquisa, a melhor maneira de evitar lesões é fortalecendo os músculos: “os quadríceps, músculos frontais das coxas, são os principais amortecedores dos joelhos”, explica Ana Paula, “mas, também é importante fortalecer os músculos dos quadris”. É recomendado que se faça uma série de 10 repetições de cada exercício de fortalecimento 3 vezes por sessão e que os músculos sejam exercitados pelo menos 3 vezes por semana durante 12 semanas, ainda que as aulas de flamenco sejam menos frequentes. O intuito dos exercícios é fortalecer os músculos para que na hora da dança eles tenham força para sustentar o peso do corpo e não sobrecarreguem os joelhos.

A especialista também dá algumas dicas para os professores: “Não é recomendável iniciar a aula com sequências de muito impacto como saltos ou sapateados. É preferível começar com uma sequência de braços ou exercícios para aquecer e ir aumentando o batimento cardíaco gradualmente”, indica.

Depois de assistir vídeos de dança flamenca e analisar os movimentos executados, Ana Paula propõe aos bailarinos flamencos exercícios que podem ser feitos antes das aulas ou em casa, para fortalecer alguns dos músculos exigidos pelo baile e que, quando preparados, podem evitar lesões nos joelhos.

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screen shot 2010-08-29 at 11.55.26 pmAna Paula Moura Campos É formada em Fisioterapia (USP/Ribeirão), possui Especialização em Musculatura Esquelética (Santa Casa) e Acupuntura (IPES)

Qual é o sapato ideal para prevenir lesões durante as aulas de flamenco?
Quanto mais baixo e grosso for o salto, mais distribuído será o peso do corpo sobre os pés e menor será a sobrecarga nos ossos. Claro que durante as apresentações o bailarino tende a escolher o modelo apropriado para o seu figurino, mas o ideal seria que, ao menos durante as aulas, utilizasse saltos menores e mais grossos.

Existe alguma técnica de massagem para aliviar os pés após as aulas?
Após retirar os sapatos, pode-se apalpar os pés para sentir os pontos doloridos e massageá-los. Também é aconselhável fazer essa massagem com bolinhas de tênis.

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